RÁDIO TERRANA -Terceiro Episódio: Simondon, filosofias macumbeiras e magias técnicas.

Para ouvir: https://open.spotify.com/episode/5IJ1CVRe6IFOs6bqHHa9po?si=HHRMrSVuRFmecaxzmptHXA

Sobre a Rádio:

Rádio Terrana é um podcast do Pimentalab da Unifesp e do coletivo Tramadora, um programa sobre ciências terranas, tecnopolíticas e experimentações em tempos de catástrofes. Encruzilhadas sonoras entre práticas científicas, ações de retomada e lutas pelo Comum. O podcast ensaia diálogos com ativistas, pesquisadores, cientistas implicadas com problemas concretos em práticas políticas, territórios, corpos e pensamentos de retomada, conectados com as urgências impostas pelo antropoceno.

Sobre o episódio 3:

Nesse episódio conversamos com o Lucas Vilalta, que é mestre e bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde atualmente ele faz doutorado. A conversa que vocês acompanham aqui foi motivada pela publicação do livro do Lucas – “SIMONDON, uma introdução em devir” – da Editora Alameda. A publicação resulta da dissertação de mestrado do Lucas.

Na conversa de hoje, o autor, além de compartilhar a sua leitura da obra do filósofo francês, também nos apresenta a sua concepção de filosofia macumbeira, em uma conversa entre macumba e o pensamento do filosófo.

Durante um período significativo a obra de Gilbert Simondon ficará quase desconhecida. É a partir de uma resenha escrita por Gilles Deleuze e publicada em 1966, sobre a primeira parte da tese de Simondon, que o seu pensamento começará a alcançar um público maior. Mas só na década de 1990 que o pensamento simondoniano terá sua importância reconhecida e, a partir de então, começa a ser estudado tanto na filosofia (em especial como um dos grandes pensadores sobre as técnicas) como em diversas áreas do conhecimento, da antropologia as engenharias, passando pela comunicação, sociologia, artes e psicologia.

Como Simondon pode nos ajudar a compreender as encruzilhadas tecnicas e politicas, cosmotecnicas e cosmopoliticas nessa era veloz do capitalismo cibernético?

Ficha Técnica:

Entrevistado: Lucas Paolo Sanches Vilalta

Equipe Pimentalab e Tramadora: Alana Moraes; Bru Pereira; Gustavo Lemos; Henrique Parra;
Jessica Paifer, Rafael Malhão.

Participantes da entrevista: Alana Moraes; Daniel Shinzato; Evandro Smarieri Soares, Henrique Parra;
Jessica Paifer, Priscila Ambrosio, Rafael Malhão.

Edição: Alana Moraes e Gustavo Lemos

Mixagem e paisagem sonora: Gustavo Lemos

Produção:

Pimentalab (Laboratório de Tecnologia, Política e Conhecimento, UNIFESP): https://www.pimentalab.net

Coletivo Tramadora: https://www.tramadora.net

Apoio:

Rede Latinoamericana de Estudos em Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS) e
Fundação Ford: https://www.lavits.org