Pimentalab: conhecimento local e tecnologias digitais

Seleção de Bolsistas de Extensão para o edital ProExt – 2013

DOWNLOAD – Edital-Selecao-Alunos-ProExt-Pimentalab-24072013

Resumo

(leia na íntegra em: http://wiki.pimentalab.net/Main/Extens%e3o )

O projeto Pimentalab: conhecimento local e tecnologias digitais consiste na criação de uma ‘laboratório’ de oficinas de formação e intervenção sócio-cultural num território específico. Laboratório entendido como prática, ao invés de espaço físico.

A iniciativa efetiva-se através de oficinas de pesquisa-ação no Bairro do Pimentas, em que os participantes irão experienciar, numa dinâmica simultaneamente prática e teórica, o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (sempre em software livre), visando à produção e sistematização de conhecimentos sobre problemas sociais da região.

Interessa-nos desenvolver metodologias participativas, em que as práticas de ensino, pesquisa e extensão estejam articuladas em todo o processo. A formação para a utilização das TICs está orientada por uma concepção de educação tecnológica em que os sujeitos são provocados a reconhecer as dimensões socio-políticas inscritas nesses dispositivos, incentivando-os à uma apropriação criativa que supera, portanto, o uso meramente ‘instrumental’ desses recursos.

Ao combinar diferentes linguagens na realização do projeto, em especial a fotografia, o video, o texto e a cartografia, através de softwares colaborativos na web e nos dispositivos móveis (smartphones), pretendemos dinamizar formas de conhecimento e expressão em que os saberes estéticos-sensíveis cotidianos articulam-se aos saberes formais-abstratos. Tal abertura é fundamental para que possamos reconhecer e dar existência tangível aos conhecimentos e práticas sociais locais.

Mais informações sobre o que estamos desenvolvendo: http://extensao.milharal.org

Processo de Inscrição:

O candidato deverá se inscrever por e-mail, enviando uma mensagem para:

Prof. Henrique Parra: opensocialsciences@gmail.com

assunto:PROEXTPimetalab

Anexar à mensagem:

(a)Nome, telefone e email para contato;

(b)Carta de motivação justificando seu interesse em atuar no Pimentalab e descrevendo suas habilidades e interesses (veja mais infos sobre o projeto abaixo);

(c)Cópia do histórico escolar atualizado (pode ser a versão online);

Cronograma da inscrição e seleção:

Inscrição via email: de 26/07/2013 a 02/08/2013.

Entrevistas: agendada com os selecionados (resultado da pré-seleção será publicado no dia 7 de agosto. Data prevista para as entrevistas: entre 8 a 15 de agosto.

Resultado final: 16/08/2013.