Projeto: Podcast – Retomadas: ciências terranas, tecnopolíticas e fabulações
ATENÇÃO: antes de se inscrever
1.Conheça e escute o programa: https://open.spotify.com/show/6tntHe62CG0TFmoLsLV8kw
2. Conheça o Pimentalab – Laboratório de Tecnologia, Política e Conhecimento da Unifesp: https://www.pimentalab.net
Resumo
A Radio Terrana é um projeto de extensão coordenado pelo Pimentalab – Laboratório de Tecnologia, Política e Conhecimento da Unifesp. Essa iniciativa de áudio-universidade aberta pretende contribuir para fazer emergir um espaço de experimentação para uma ciência de retomada que convoque histórias para adiar o fim do mundo e que nos permitam escapar das escolhas infernais que querem nos convencer a todo tempo de que “não há alternativas”. Nossa trama desenvolve-se a partir de um roteiro de investigação sobre os saberes e práticas existentes que precisamos convocar para a construção de formas de vida que apontem para possíveis futuros de transição societal, uma atenção ao mundo vivo e às conspirações dos viventes.
A produção de cada episódio envolve um trabalho de pesquisa sobre o tema que será abordado; coleta e organização de materiais que irão subsidiar a preparação da entrevista; elaboração de um roteiro; realização da entrevista; análise do registro e edição do material; tratamento do som, montagem e mixagem. Vamos enredar nessas conversas pesquisadoras profissionais, ativistas, investigadores amadores, pessoas que exercitam uma imaginação prática, mas que encontram-se em campos e conhecimento muitas vezes apartados. Apostamos que a possibilidade de aprender algo novo está entrelaçada ao afeto de uma experiência sensível que nos atravessa.
Objetivos do Projeto
- Investigar, refletir e disseminar conhecimentos sobre os desafios socioambientais e políticos contemporâneos: mudanças climáticas, vida digital e tecnopolítica, novas formas de extrativismo, limites da metropolização, suas infraestruturas e modos de vida, sobre o excepcionalismo humano como paradigma moderno de subjugação do mundo vivo.
- Formação e qualificação de estudantes em práticas de pesquisa e comunicação científica.
- Promoção de relações de cooperação entre a universidade e as organizações e grupos sociais partícipes das ações do projeto.
- Defesa e promoção dos direitos humanos.
Atividades do Bolsista:
O bolsista participará das atividades de formação e pesquisa do Pimentalab. Procuramos estimular as atividades coletivas e colaborativas entre os participantes dos projetos e entre os estudantes da graduação. Temos encontros regulares da equipe do projeto, sendo uma reunião coletiva executiva quinzenal para este projeto, e uma reunião de acompanhamento semanal das tarefas em realização. Ademais, realizamos encontros de formação de todos os estudantes.
A avaliação de suas atividades será realizada através de: encontro com o coordenador do projeto; discussão e análise coletiva do trabalho junto aos demais integrantes da equipe; autoavaliação sobre o percurso realizado.
Atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista
(a)O bolsista participará das atividades de formação (encontro do grupo de estudos e pesquisas) junto aos demais pesquisadores do Pimentalab;
(b)Integrará a equipe em suas atividades semanais de pesquisa. Mais especificamente, contribuindo no levantamento de dados, pesquisas e conteúdos relacionados à temática dos episódios.
(c)Contribuirá na elaboração dos roteiros para as entrevistas e para a edição dos episódios.
(d)Colaboração na preparação do material gravado (minutagem, seleção de trechos) e edição do episódio.
(e)Organização, indexação dos materiais produzidos.
(f)Publicação online nos repositórios digitais, plataformas de streaming e difusão em redes sociais digitais.
Perfil e requisitos:
(a) estudantes preferencialmente matriculados no curso de Ciências Sociais ou matriculados nos cursos de História, Letras, Filosofia, Pedagogia ou História da Arte;
(b) capacidade e interesse na produção de conteúdos multimídia na internet: podcasts, videos, fotografias;
(c) conhecimentos básicos de informática e motivação para o aprendizado de novas softwares e tecnologias de comunicação;
(d) não acumular o recebimento de outra bolsa (exceto bolsas de auxílio social), nem ter vínculo empregatício.
(e) disponibilidade para participar das reuniões do grupo de pesquisa Pimentalab e para participar das entrevistas de gravação do podcast.
PROCEDIMENTO E CRONOGRAMA PARA INSCRIÇÃO
Sobre a bolsa:
A bolsa tem valor de R $700,00 e duração prevista de 8 meses (com pagamentos previstos de junho de 2023 a janeiro de 2024), podendo sofrer alterações conforme consta no item 4.5 do Edital.
Carga Horária Semanal de Trabalho: 12 horas a 20 horas.
Cronograma da inscrição e seleção:
1. Inscrição via email: de 10/05/2023 a 11/05/2023 (encerramento as 22hs do dia 11/05/2023).
2. Estudantes pré-selecionados serão contatados por e-mail para uma entrevista online que ocorrerá no período da tarde do dia 12/05/2023 (dia, horário e link para videoconf serão enviados por email).
3. Resultado: final do dia 12/05/2023 (prazo para envio à Pró-Reitoria de Extensão).
Processo de Inscrição:
As inscrições deverão ser enviadas por email para:
Prof. Henrique Parra: henrique.parra@unifesp.br
Assunto: seleção bolsista
A mensagem deve conter:
(a)Nome, telefone e email para contato;
(b)Carta de motivação descrevendo seu interesse em atuar no Pimentalab e contando um pouco sobre suas experiências e habilidades relacionadas à realização de Podcasts. Nessa carta indique também sua disponibilidade (dias e horários da semana em que poderia participar das atividades).
(c)Cópia do histórico escolar atualizado (pode ser a versão online);
Compromissos:
Realização das atividades propostas e acordadas pela equipe e coordenção do projeto.
Participação na apresentação do Projeto no Congresso Acadêmico da Unifesp em junho de 2022.
Entrega do relatório final em dezembro/2023, no qual devem ser explicitadas as atividades desenvolvidas pelo bolsista, bem como a avaliação do Coordenador do Projeto.