Rádio Terrana – Segundo Episódio: Capitalismo Pandêmico e Ciências de Combate

Para ouvir:

https://open.spotify.com/episode/1iCv0Us86eqJuqmrdKLTQ4?si=iHSQJafNTnSZsTXVfUFI0w&utm_source=copy-link

Sobre o Episódio 2:

A Rádio Terrana é um podcast do Pimentalab da Unifesp e do coletivo Tramadora; um programa sobre ciências terranas, tecnopolíticas e experimentações em tempos de catástrofes. Encruzilhadas sonoras entre  práticas científicas, ações de retomada e lutas pelo Comum.

Nesse episódio entrevistamos Allan de Campos,  geógrafo, tradutor e prefaciador do livro  “Pandemias e Agronegócio: Doenças infecciosas, capitalismo e ciência” escrito pelo pesquisador de epidemiologia evolutiva Rob Wallace e publicado no Brasil em 2020 pelas editoras Elefante e Igra Kniga. Wallace pesquisa há mais de 20 anos a relação do modo de produção capitalista do agronegócio e as epidemias. Allan de Campos vem investigando os complexos agroindustriais no Brasil e as relações entre o trabalho nessas configurações, a saúde pública e a produção de doenças infecciosas.

Falamos sobre como a reterritorialização do capital no campo do agronegócio e suas diferentes formas de produção são palcos para a produção de novos vírus e contágios, alavancando um circuito aquecido de epidemias globais. O entendimento das origens do Covid-19 e outras que se acumulam neste século vão além dos protocolos de segurança e do mercado de Whuan,  a sua compreensão relaciona paisagens degradadas com políticas de financiamento científico, redes sociotécnicas e socioecológicas entre humanos e outros que humanos  e os novos regimes de financerização da terra.

Qual o papel da ciência para a compreensão das pandemias em suas diferentes esferas? E quais implicações para pesquisadores que assumem uma posição política para compreensão destes fenômenos?

Ficha Técnica:

Equipe Pimentalab e Tramadora: Alana Moraes; Bru Pereira; Gustavo Lemos; Henrique Parra; Jessica Paifer, Rafael Malhão.

Entrevistado: Allan Rodrigo de Campos Silva

Edição, mixagem: Gustavo Lemos

Pesquisa trilha sonora: Rafael Malhão e Gustavo Lemos

Produção:

Pimentalab (Laboratório de Tecnologia, Política e Conhecimento, UNIFESP): https://www.pimentalab.net

Coletivo Tramadora: https://www.tramadora.net

Apoio: Rede Latinoamericana de Estudos em Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS) e Fundação Ford: https://www.lavits.org

Hits: 6